Na construção civil, principalmente quando falamos dos imóveis industriais, existem uma série de fatores que garantem a funcionalidade e a segurança de todo o ambiente. Um desses fatores, que muitas vezes acaba passando despercebido pela maioria das pessoas, são os tubos galvanizados, também chamados e tubos de aço galvanizado.
Os tubos galvanizados, que também podem ser conhecidos como tubos zincados, são essenciais em uma série de atividades, principalmente aquelas onde há o transporte e líquidos ou de gases.
Os tubos de aço em geral são conhecidos por serem materiais bem resistentes, utilizados em locais onde é necessário bastante segurança e materiais que podem suportar diferentes temperaturas e até mesmo exposição ao tempo.
Por exemplo, o tubo de PVC, mesmo tendo uma certa resistência, não são ideias para o transporte de produtos em temperatura elevada. Para isso, é necessário contar com os tubos de aço galvanizado.
Nós somos especializados em Tubos e aço galvanizado, sempre entregando o melhor produto para que nossos clientes possam aproveitar todas as vantagens e todos os recursos que essas soluções podem oferecer.
Com isso em mente, elaboramos este artigo para que vocês, leitores e clientes, possam aprender muito mais sobre os tubos de aço galvanizado e qual a importância desse material nos locais onde ele é usado.
Tubos de Aço Galvanizado – Tudo o que você precisa saber!
A primeira coisa que precisamos entender sobre os tubos galvanizados é como eles são fabricados, afinal, a sua produção faz toda a diferença na estrutura. É por causa da fabricação que ele garante características que o torna tão útil em diversas áreas.
A fabricação do tubo de aço galvanizado começa com a formação do cilindro de aço. Ele é feito através de uma chapa de aço, o processo é bem similar à produção de outros tipos de tubos de metal.
Curiosamente, existem diferentes maneiras de fazer o tubo, mas o redondo é o mais popular e o mais prático.
Agora, com o tubo em si já formado é preciso passar pelo processo de galvanização que dá a ele o nome por qual é conhecido. O processo de galvanização consiste na aplicação de finas camadas de zinco.
Essas camadas são responsáveis por tornar o aço ainda mais resistente, principalmente em relação à corrosão, já que ele é muito utilizado para diferentes líquidos, alguns com capacidade corrosiva alta.
A galvanização é um processo complexo e que deve ser feito seguindo normas de pesos, medidas e segurança fundamentais para o material tenha a qualidade necessária.
Essa é uma preocupação ainda mais importante devido ao uso final dos tubos galvanizados. Muitas vezes eles são utilizados para transportar materiais perigosos ou em alta temperatura.
Sendo assim, a integridade do cano é fundamental para evitar acidentes. É por isso que, ao comprar tubos de aço galvanizado, é necessário sempre ficar de olho nas certificações da peça.
Os tipos de galvanização
Existem diferentes tipos e galvanização e cada tipo, claro, altera características diferentes dos tubos.
As das técnicas mais utilizadas de galvanização de tubos são as modalidades a quente e a fria.
- Galvanização a quente – Nesse tipo de galvanização, a peça é imersa em zinco quente. Esse é um processo mais indicado para os tubos que serão utilizados na condução de fluídos, gases, óleos e água.
- Galvanização a frio – Já com essa técnica, a galvanização é feita sem a imersão total no zinco ainda quente. a peça recebe um choque eletrostático através do qual o zinco se fixa única e exclusivamente na parte externa. Nesses casos, a peça é recomenda para o uso externo e estrutural, como a construção de andaimes, alambrados, postes, suportes para placas, acabamentos de telhados e outras ocasiões onde não será conduzido fluidos, já que a galvanização é apenas externa.
As industrias que se beneficiam com os tubos de aço galvanizado
Apesar de poder ter um uso geral entro de diversos setores e segmentos, os tubos galvanizados são ainda mais importantes em algumas industrias específicas. Entre elas estão:
Usinas sucroalcooleiras
As usinas de álcool e açúcar são um dos principais setores que beneficiam do uso dos tubos galvanizados. Por possuir uma alta eficiência em troca térmica, os tubos galvanizados são perfeitos para os processos de evaporação e cozimento, mesmo em temperaturas altas.
A resistência à corrosão, até mesmo por fluídos agressivos, faz desse tipo de material algo essencial na indústria sucroalcooleiras.
Os tubos de aço galvanizado permitem que os grânulos e líquidos sejam transportados em segurança e sem prejudicar a estrutura dos tubos e oferecer riscos para o ambiente.
Indústrias químicas e petroquímicas
Como é de se imaginar, esses setores industriais trabalham com vários materiais químicos com alto poder abrasivo e que oferecem riscos para a saúde. Com isso em mente, e fundamental o uso de tubulações que oferecem a proteção adequada para esses materiais.
Além disso, outro ponto fundamental nesse setor é a perda de material que fica nas rugas e poros da tubulação. Os tubos galvanizados possuem uma rugosidade bem menor que todos os outros modelos. Isso deixa o transporte de fluídos muito mais eficiente.
Esses materiais servem para processamento, transporte e manipulação de substâncias químicas sem redução de sua vida útil.
Temos também um terceiro uso, como postes e apoios para alambrados e outros tipos e uso em que é necessário proteção contra a corrosão externa.
A importância de utilizar tubos de aço galvanizado de qualidade
Como deu para entender, os tubos galvanizados são utilizados em situações em que o material passa por um grande estresse abrasivo e corrosivo. Além disso, são industrias que dependem bastante de segurança e eficiência no transporte de líquidos e produtos.
Sendo assim, um tubo de aço galvanizado que não atende todas as necessidades de segurança e qualidade com certeza vai trazer problemas durante o seu uso.
Para garantir que o tubo utilizado vai trazer todas as vantagens de seu uso, é fundamental comprar tubos que sejam inspecionados e fabricados de acordo com todas as normas vigentes.
Ou seja, confie apenas nos revendedores eu possam garantir a qualidade e procedência do produto.
0 comentários